As grandes mentiras da mídia tupiniquim


Todos os dias a mídia, em especial a televisão, invade os lares brasileiros anunciando descobertas científicas miraculosas e esplendorosas, mas que na maioria das vezes – cerca de 99% dos casos, não passa de embuste, de charlatanismo, de notícias e “descobertas” veiculadas por pseudo-cientístas ávidos por fama rápida e ascensão meteórica em suas carreiras.

Indignado com o quadro atual, coloco abaixo alguns casos absurdos, deixando-os para o debate e a crítica dos visitantes deste Web Site.

  1. poucos dias atrás, o Dr. Fantástico, da Rede Globo, apresentou uma reportagem onde uma médica dizia ter descoberto que crianças e adolescentes também tem hipertensão arterial. Até aí, nenhuma novidade, pois desde o século passado já se sabe disso (veja em MURAHOVSCHI, Jaime. Pediatria: diagnóstico + tratamento. São Paulo : Sarvier, 1982. p. 503-507). O absurdo é a notícia da descoberta por esta médica de uma proteína, a angiotensina como causadora da hipertensão quando em altas concentrações no sangue. Ora, pois! A angiotensina foi isolada e teve sua sua ação fisiológica elucidada há décadas. No final da década de sessenta, um brasileiro – sim, um brasileiro, o Prof. Dr. Sérgio Ferreira, descobriu a ECA, enzima de conversão da angiotensina, sobre a qual atuam os medicamentos chamados de inibidores da ECA, tais como o captopril, o enalapril, o losartan, o lisinopril e etc., que, a exceção do lisinopril que tem menos de dois anos de mercado, já estão no comércio há mais de dez anos. Pois bem, a médica apresentada pelo Dr. Fantástico disse que, com a descoberta dela, logo seria possível sintetizar novos medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial. Dá para acreditar? ? ?
  2. a balela e o terrorismo que alguns doutores cardiologistas fazem sobre o colesterol e que a televisão noticia por aí, é outro exemplo de abuso da inteligência do povo, e da própria lei. Dizem os doutores, através da mídia televisiva, que o colesterol mata e deve ser combatido de qualquer maneira. Dizem que todos tem que fazer exercícios (grande novidade!!!) e comer apenas óleo vegetal deste ou daquele grão porque seus óleos não contém colesterol e são ricos em poli-insaturados (mais um palavrão sem sentido). Comer apenas carnes de aves e peixes, porque são carnes brancas e tem menos colesterol e outra imensidão de besteiras do gênero. Ora, o colesterol não é o bandido que a mídia tenta construir para deleite e alegria das indústrias alimentícias e prejuízo e terrorismo para com espectador. O colesterol é uma das moléculas mais importantes do organismo. Não vou me ater na descrição do colesterol pois você poderá encontrar maiores detalhes clicando aqui;
  3. outro grande embuste é a propaganda de um certo sabão em pó, onde mostram um aparelho que analisa o tecido e diagnostica o tipo da mancha, o tipo de fibra, o tipo de bactéria e tudo o que, na prática laboratorial se leva dias e até meses para se descobrir. Tal aparelho não existe, existindo, sim, uma enorme falta de vergonha na cara de quem o apresenta.
Imprimir
[Voltar]