Isotretinoína associada a reações dermatológicas graves

17 de julho de 2010 | Autor: antonini

A isotretinoína é uma droga desenvolvida e indicada basicamente no tratamento das leucemias, mas também pode ser usada na acne severa, sendo muito prescrita por dermatologistas para tratar adolescentes acometidos por “espinhas” (acne) muito pronunciadas e frequentes.

Clique para ampliarUm levantamento conduzido pela Roche em novembro de 2009 apontou o recebimento de 66 relatos de reações dermatológicas graves associadas ao uso da isotretinoína. Entre as reações descritas estão casos de eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. Dois destes casos resultaram em morte.

Há muitas informações confusas nos dados recebidos, porém não é possível excluir uma relação causal entre o uso de isotretinoína e as reações descritas. Por este motivo, o laboratório já submeteu à Anvisa um texto com as novas advertências que devem ser inseridas na bula.

Transcrito da revista O Farmacêutico, ed. 01, p. 4, do Conselho Regional de Farmácia do Paraná

[Voltar]

2 Comentários

  1. 1
    Emir Holtman 

    Gostaria de saber mais sobre o tratamento de artrose nos joelhos,pois minha mãe tem artrose e não esta mais conseguindo andar direito por causa das dores que são muitas ela tem 77 anos de idade e já esta assim a mais de 7anos com dores e a cada dia esta piorando mais,ela anda so com apoio de bengalas ou se tiver algo pra se segurar,tipo barede ou mesa esse tipo de coisas, já fez raioX e foi comprovado artrose nos joelhos D e E
    Nós moramos em São José dos Pinhais e minha mãe trabalhou muito em agricultura e vimos um reportagem que falava sobre isso,mas tentei ligar eo telefone que foi passado na reportagem não atende so cai na caixa postal.
    Desde já agradeço e espero obter uma resoposta. Obrigado
    Meu nome e Emir

  2. 2
    heinz 

    Emir:
    Telefone para 3360-1800 e peça para falar com o CEP – Comitê de Ética em Pesquisa, que eles lhe darão mais informações.
    Abs.