Vem aí uma nova decepção: 5G

O termo 5G não é o nome de uma nova tecnologia, mas apenas a quinta geração de algo que já existe, sendo escrito em inglês da seguinte forma: 5th generation.

Diversos vídeos no YouTube e em outras plataformas mostram celulares exibindo velocidades estonteantes na casa dos Gb/s (gigabits por segundo), mas a velocidade depende mais do lado do servidor que hospeda o arquivo ou a página e não daquele que a requisita e recebe. Em termos ‘inglesados’, a velocidade do ‘download’ depende da banda de ‘upload’ do servidor visitado ou requisitado.

Posso dar aqui um exemplo prático. Esta página que você, estimado visitante, está lendo, está hospedada em um servidor cuja banda de upload, ou seja, a velocidade de saída, é de 20 Mb/s (megabits por segundo). Repare que o ‘b’ da unidade está grafado em minúsculo, ou seja, trata-se de megabits por segundo e não megabytes. Como um byte contém 8 bits, basta dividir por oito para obter a velocidade em bytes da conexão, que é de 2,5 MB/s, suficiente para a imensa maioria dos visitantes deste sítio ler todas as páginas, ver todas as imagens e assistir a todos os vídeos aqui hospedados.

A internet 4G da TIM transfere dados a uma velocidade entre 7 MB/s e 10 MB/s, suficiente para assistir a vídeos em resolução 4K no YouTube. Bem… A maioria dos usuários não precisa de mais do que isso para viver muito bem. Não estou fazendo propaganda para a TIM, apenas a menciono por conhecer suas velocidades.

Quais as promessas do 5G?
Além da suposta velocidade estonteante, promete conectividade com dispositivos de ‘IoT’ ou ‘Internet of Things’, que se traduz como Internet das Coisas, mas… A maioria dos clientes e felizes usuários sequer sabe o que é isso, para que serve e, menos ainda, como se usa. A tão badalada IoT não tem utilidade para o grande público.

Qual a utilidade do 5G?
A imensa maioria dos usuários quase não perceberá diferença alguma, mas as operadoras certamente ganharão muito dinheiro ao aumentar o valor dos planos sob o pretexto de melhorar as velocidades.

[Voltar]

Um comentário em “Vem aí uma nova decepção: 5G

  1. Pingback: A inteligência artificial é o Grande Irmão da “profecia” de Orson Welles | Vladimir Antonini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.