Segunda Guerra Mundial

Após um período de crescimento econômico, o mundo conheceu a maior crise de superprodução de bens agrícolas e industriais. O excesso de oferta levou à queda dos preços e esta ao desemprego geral. As nações mais atingidas foram os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Rússia, a Alemanha e a Itália. Entretanto, quase todo mundo sofreu as consequências da crise, que durou de 1929 a 1933.

Para vencer a crise interna, as nações fecharam o comércio exterior, gerando, em outras nações, catástrofes econômicas. O desemprego, com o fechamento de fábricas, levou à fome e às agitações de rua e aos protestos contra o governo. Nos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt procurou vencer a recessão através de grandes obras públicas e de estímulos ao comércio. Na alemanha, Adolf Hitler, até então aspirante ao poder, consegue obtê-lo, através de promessas que faziam o povo de reerguer a Alemanha, combatendo o desemprego e a pobreza. o nazismo começa na alemanha.

Em outras partes do mundo havia fermentos de guerra. Em 1937 o Japão invadiu a China do Norte (Manchúria), onde eu chinesas resistiam bravamente. Mussolini, da Itália, ordenar a invasão da abissínia, o que ocorreu em 1936, com a anexação daquele país africano.

Enquanto isso, a Espanha era varrida pelos terríveis ventos da Sangrenta guerra civil: nacionalista contra republicanos, sendo estes derrotados. Em 1939 a Itália ocupa militarmente a Albânia.

No poder, Hitler leva adiante seu plano de domínio. Através de farta propaganda, consegue dirigir a vontade Popular, metódica e firmemente. Começa por violar o tratado de Versalhes que tanto humilhara a Alemanha, restabelecendo o serviço militar obrigatório.  A seguir começa seu expansionismo ocupando militarmente a renânia. e 1938, a Áustria anexada a Alemanha, apesar de poucos protestos de nacionalistas austríacos.

Ainda em 1938, Hitler reclama da Tchecoslováquia a sessão dos territórios dos “sudetos” (onde viviam súditos alemães). Para evitar a guerra, os ministros Chamberlain (Inglaterra) e Deladier (França), com o auxílio de Mussolini, realizam conferência com Hitler em Munique dos pontos a Tchecoslováquia é forçada a ceder os territórios reclamados por Hitler. Mais tarde toda a Tchecoslováquia passou a ser dominada pelos nazistas

Enquanto a Itália exigia da França os territórios da Córsega e da Tunísia, os nazistas alemães forçaram a entrega do porto livre de Dantzig, localizado no chamado “corredor polonês”, entre a Alemanha e a Prússia oriental.

A guerra estava prestes a eclodir. Inglaterra e França tentam um tratado com os russos, mas não obtém. Stálin assina com Hitler, um tratado de não agressão. Líderes mundiais apelam pela passe, inutilmente a Polônia mobiliza suas tropas.

No dia primeiro de setembro de 1939 os alemães invadem a Polônia. França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha. Apesar da brava resistência dos poloneses, a blitzkrieg alemã não é detida. Além disso, os russos invadem o território polonês pelo leste. A Polônia é dividida entre russos e alemães.

Na França travas e luta de trincheiras. A linha de fortificação francesa (Maginot) sustenta o ataque da Alemanha (Siegfried) por vários meses. os russos atacam a Finlândia ocupando pontos estratégicos e anexando a Estônia Letônia e a Lituânia.

Em 1940 várias nações neutras são invadidas pela Alemanha. Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Luxemburgo, todas caem sob tropas nazistas. Cai Paris, de onde os alemães se dirigem para o sul. Os ingleses são forçados a fazer a retirada de dunquerque. Italianos, agora aliados dos alemães, atacam pelo sul. No dia 22 de junho de 1940, o governo francês assina o armistício em Vichy.

Na Inglaterra, porém, encontrava-se o general Charles de Gaulle, que estabeleceu o governo dos “franceses livres”. O primeiro ministro inglês era Churchill, que substituira Chamberlain. Na Inglaterra estabeleceu-se a base da resistência ao nazismo, que já dominava quase meio continente.

Por ser a Inglaterra um ponto estratégico de alta importância, Hitler determina o bloqueio das ilhas britânicas. Os submarinos nazistas tornam-se ativíssimos e passam a afundar centenas de navios que se dirigem às águas inglesas. Ao mesmo tempo era intensa a guerra aérea, com terríveis bombardeios de cidades.

No fim de 1940 a Itália começa a guerra com a Grécia na fronteira albaniza. Estão fora da luta europeia:Suíça, Suécia, Portugal e Espanha.

As forças nazistas são aumentadas com adesão da Bulgária, Hungria, Romênia e Iugoslávia. neste último país, o governo é derrubado por revolucionários. Os nazistas invadem o território iugoslavo e entram na Grécia. Os ingleses, que ocupavam A Ilha de Creta, são forçados a abandoná-la, ao lado dos “Franceses Livres”, mas invadem a Sérvia.

em 1941, ouvir a ocupação dos bálcãs pelos alemães, os russos desconfiam que resolvem concentrar próprias na fronteira de seu país com a Alemanha. Ocorre, então, o que temiam. Os alemães desencadeiam a Operação Barbarossa em invadem a Rússia. avançando para o norte tomam dos russos a Estônia, Letônia e a Lituânia. continuando o ataque aproxima-se de Moscou, mas são detidos pelo maior General Russo, o mesmo que derrotou Napoleão: o rigoroso inverno Russo, com temperaturas que podem chegar a -70oC (70 graus negativos).

Na África Norte-oriental os italianos são vencidos pelas tropas inglesas, e a Abissínia é libertada. Volta ao trono o Imperador Hailé Selassié, refugiado na Inglaterra desde a  invasão de seu país pelas tropas de Mussolini.

Em 7 de Dezembro de 1941, no extremo-oriente, ocorre um fato de excepcional importância para a guerra: os japoneses atacaram Pearl Harbor, base americana no Pacífico. Tal fato coloca os Estados Unidos diretamente na guerra, contando com a adesão de todo o continente americano.

Durante 1942 o expansionismo japonês continua pela Ásia. Hong Kong é ocupada. A seguir as Filipinas, a Birmânia, Cingapura, Ilhas de Sonda, Nova Guiné e Aleutas. ameaçam desembarcar na Austrália e na Índia.

Na África do Norte o general Erwin Von Rommel reconquista posições antes perdidas para os ingleses rip Neto no Egito dirigindo-se para Alexandria, mas é detido em El Alamein pelas forças de Montgomery, sendo forçado a recuar por centenas de quilômetros.

Detidos no norte da Rússia, os alemães investem pelo sul. Atacam Stalingrado, a Crimeia e ameaçam a rica zona petrolífera do Mar Cáspio. 

Na guerra, os Estados Unidos colocam em ação sua extraordinária base industrial. Toneladas de armas, veículos, uniformes, medicamentos e alimentos são produzidos e despejados na Europa e no Pacífico ponto com isso, cresce o poder de combate dos aliados em terra, mar e ar.

Por outro lado, a guerra submarina intensifica-se. Os alemães tentam desesperadamente impedir que os americanos desembarquem reforços na Europa.

Na Ásia, os americanos perdem a batalha naval de Java, e ganham a do mar de coral e a batalha das Ilhas de Midway, esta última a mais decisiva para o desmantelamento do poderio naval japonês.

À 28 de janeiro de 1942 o Brasil rompe relações diplomáticas com o eixo, em solidariedade aos Estados Unidos. A seguir vários de seus navios são afundados por submarinos. No dia 18 de agosto de 1942 são torpedeados mais cinco navios brasileiros em nosso litoral, transportando soldados e famílias, morrendo cerca de 600 pessoas ponto não estava o Brasil outra saída senão declarar guerra à Alemanha e a seus aliados, o que se deu em 22 de agosto de 1942.

Começa a mobilização nacional. A Marinha brasileira passa a patrulhar o Atlântico Sul, auxiliada pela FAB, na luta antissubmarinos. Várias submarinos alemães são destruídos, dentre eles o U513, que afundou diversos navios nas costas brasileiras, cinco deles em um único dia, e foi afundado por bombas de profundidade lançadas de um hidroavião norte-americano, em 19 de julho de 1943. além de auxílio em víveres e matérias-primas, estratégicas, o Brasil enviou à Itália a Força Expedicionária Brasileira (FEB), teve papel destacado na luta contra os alemães.

Em 1943 tropas Anglo Americanas desembarcam na África do Norte. Os alemães são expulsos do Egito e da Líbia.

Os russos atacam as tropas nazistas na região do Cáucaso. Enquanto isso, Stalingrado continua resistindo bravamente ao cerco alemão.

Os russos  tornam a atacar, agora com maior vigor. Stalingrado é salva e os alemães perdem, pouco a pouco, as posições que até então mantinham sob seu controle.

no Mediterrâneo a Sicília invadida pelos anglo-americanos. Diminui a intensidade dos ataques submarinos nazistas. A eficiente luta contra essa terrível arma de guerra produzia seus efeitos.

A aviação aliada castiga implacavelmente a cidade sob domínio nazi-fascista cai Mussolini e a Itália assina a rendição em 3 de setembro de 1943. Tropas alemães, porém, continuam a ocupá-la. Para libertar a península, os aliados desfecham intensa ofensiva rumo ao norte.

Na frente oriental, os russos expulsaram os alemães da Polônia e, da Letônia, da Estônia e da Lituânia. As forças nazistas fragmentam-se. A Romênia e a Finlândia pedem o armistício. Na Ásia os japoneses começam a esmorecer.

Em junho de 1944 Roma é conquistada. Os alemães continuam sua retirada para o Vale do Pó. Em Julho de 1944, desembarcam em Nápoles os Pracinhas brasileiros que logo entram em combate para desalojar os alemães de suas posições.

A Normandia foi invadida pelos anglo-americanos em 6 de junho. Essa operação militar foi de capital importância para a reconquista da França e o fim da guerra. Paris é libertada.

A Alemanha começa a usar a mais nova e poderosa arma: as bombas voadoras V1 e V2, projetadas e construídas por Werner Von Braun, que no final da guerra foi preso pelos Aliados, transferido para os Estados Unidos e tornou-se o principal projetista do programa espacial da NASA. com as bombas voadoras Londres é bombardeada implacavelmente. Após raides devastadores, os alemães resolvem deixar Londres e atacar a região do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). Isso talvez ele tenha sido fatal.

No começo de 1945 continua a marcha vitoriosa dos russos na frente oriental. Alemanha é invadida. Na frente ocidental, ingleses, franceses e americanos atravessam as fronteiras alemãs.Hitler vai sendo pressionado por três forças que convergem sobre Berlim.

começa a rendição em massa dos alemães. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) aprisionar, no dia 29 de Abril de 1955, toda uma divisão nazista com farto material de guerra. Outras tropas integram-se aos ingleses, aos franceses e aos americanos e russos.

Na madrugada de 30 de Abril de 1945 Hitler se suicida em seu Bunker subterrâneo (construído sobre o prédio da chancelaria). Em 2 de maio cai Berlim e em 8 de maio a Alemanha rende-se incondicionalmente.

A guerra continuava apenas no Japão, mas não por muito tempo. Sobre duas cidades (Hiroshima e Nagasaki)foram lançadas duas bombas atômicas, nova e terrível arma de poder destrutivo. O Japão desiste da luta. Em 14 de agosto de 1945 o Imperador Hirohito pede a paz.

 

As causas da Segunda Guerra Mundial

Vinte anos após o fim da primeira guerra mundial, que tantos sacrifícios custara à humanidade, fermentava entre as nações europeias o germe de outro conflito, que seria ainda maior do que o primeiro. entre as causas que a levariam, a princípio a Europa, depois o resto do mundo, a seis anos de sangrentas lutas, estavam:

  1. o inconformismo com as cláusulas do Tratado de Versalhes. Especialmente à Alemanha, o documento que pôs fim à primeira guerra mundial não era, senão, o “Ditado de Versalhes”. incitando o nacionalismo alemão contra o Tratado leonino, Hitler conseguiu mobilizar milhões de homens fanatizados pela ideia da desforra;
  2. o domínio dos totalitarismos em Nações-chave da Europa. regimes que conduziam o povo na direção do culto de líderes ambiciosos como Hitler e Mussolini. Tais líderes, sonhando com domínio do mundo, não vacilaram em envolver seus povos, fanatizados, no maior conflito armado já ocorrido. A pregação sistemática e ordenada por Hitler, da superioridade do Povo alemão, baseada no alienismo; o envenenamento da mente da juventude através da educação dirigida; a intimidação brutal do povo alemão pela ação da gestapo (polícia); a criação de campos de concentração para os que resistissem; a perseguição aos judeus, liberais e intelectuais; tudo isso contribuiu para que Hitler conseguisse, com extrema facilidade, dar o primeiro passo para guerra;
  3. a política de apaziguamento posta em prática pela Inglaterra e França, reagindo debilmente aos atos belicosos de Hitler, estimulou as ações mais audaciosas que se seguiram a anexação da Áustria e parte do território da Tchecoslováquia, por exemplo;
  4. finalmente, na raiz de tudo, a necessidade de mercados para suas indústrias e a exigência de fontes de matérias-primas para abastecimento, estimularam o lançamento da Alemanha, Itália e Japão na guerra contra os aliados. O crescimento industrial dessas Nações exigia a expansão do seu comércio e a solução encontrada na época foi, novamente, a guerra, como na primeira guerra mundial.

 

Contribuições da Segunda Guerra Mundial às ciências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.