Bactéria multirresistente se espalha em UTI do Hospital da Criança

Antes de 2011, os médicos simplesmente jogavam a culpa da resistência bacteriana nas costas dos farmacêuticos, mas depois da RDC 44/10, a desculpa acabou.

A partir dela, publicada em dezembro de 2010, apenas os médicos poderiam prescrever antimicrobianos, e não há como se livrar da responsabilidade transferindo-a para outros.

Por que os médicos são os culpados pela resistência bacteriana?
Os médicos, patrocinados pela indústria farmacêutica com viagens, brindes, presentes e uma infinidade de benesses, prescrevem qualquer novo antibiótico lançado, não esgotando a capacidade e o espectro dos existentes, favorecendo as mutações bacterianas que são transmitidas por conjugação entre as bactérias..

Médicos têm prescrito levofloxacina para infecções que uma simples penicilina benzatina resolveria com uma única dose e com zero hepatotoxicidade. A levofloxacina, além de ser bastante tóxica para o fígado, ainda provoca resistência bacteriana.

A demonização da prescrição farmacêutica pelos médicos, apoiada nos bastidores pela indústria farmacêutica, deve-se exatamente ao fato de o farmacêutico não se vender a ela, otimizando e racionalizando o uso de antibióticos. Leia aqui

[Voltar]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.